Uma visita ao edifício Martinelli

11:09

(Conhecendo São Paulo de Cima)

Okay, eu sei que eu estou devendo este post faz um tempo, como muitos outros que vou correr para atualizar, porém o que acontece é que meu computador está bem problematico e eu estou seriamente pensando em comprar um novo simples mês que vem só para cuidar das minhas contas nas redes sociais e trabalho, mas vamos ver se deus proverá um $$.
Este post não é atual, mas sim sobre minha ida esse ano ao edifício Martinelli, então é por isso que vocês verão as fotos com look que já passou por aqui.
São Paulo é imensa, e não importa quantos anos moramos aqui, sempre ficaremos sem conhecer alguma parte dessa cidade cinza, eu mesmo nunca tinha ido ao terraço do edifício Martinelli e só descobri que era aberto a visitação por uma matéria do  catraca livre, junto com um monte de idéias de lugares que quero ir e postar aqui pra inspirar vocês a irem também, afinal há varios lugares como esse, com acesso de graça e que vale a pena a visita.

(Entrada de visitação do edificio Martinelli)

A história do Edifício:

Quando o prédio atingiu vinte e quatro andares, foi embargado, por não ter licença e desrespeitar as leis municipais – havia um grande debate na época sobre a conveniência ou não de se construir prédios altos na cidade. A questão foi parar nos tribunais e assumiu contornos políticos, sendo aproveitada pela oposição para fustigar Martinelli e a prefeitura municipal. A questão foi resolvida por uma comissão técnica que garantiu que o prédio era seguro e limitando a altura do prédio a 25 andares. O objetivo de Martinelli, contudo, era chegar aos 30 andares, e o fez construindo sua nova residência com cinco andares no topo do prédio – tal como Gustave Eiffel fizera no topo de sua torre.

O Martinelli impressionava não só pelas dimensões como pela rica ornamentação e luxuoso acabamento: portas de pinho de Riga, escadas de mármore de Carrara, vidros, espelhos e papéis de parede belgas, louça sanitária inglesa, elevadores suíços – tudo o que havia de melhor na época; paredes das escadas revestidas de marmorite, pintura a óleo nas salas a partir do 20º andar, 40 quilômetros de molduras de gesso em arabescos.

O prédio possui reentrâncias, comuns nos hotéis norte-americanos da época, para ventilação e iluminação, e apresenta as três divisões básicas da arquitetura clássica: embasamento, corpo e coroamento. O embasamento é revestido de granito vermelho; no coroamento, falsa mansarda de ardósia. O corpo é pintado em três tons de rosa e recoberto de massa cor-de-rosa, uma mistura de vidro moído, cristal de rocha, areias muito puras e pó-de-mica, que fazia a fachada cintilar à noite. O revestimento tem três tons de rosa. O Martinelli inspirou Oswald de Andrade a chamar pejorativamente São Paulo de “cidade bolo de noiva”.
Entre os inquilinos do prédio, partidos políticos como o PRP, jornais, clubes (ente eles o Palmeiras e a Portuguesa), sindicatos, restaurantes, confeitarias, boates, um hotel (São Bento), o cine Rosário, a escola de dança do professor Patrizi. O tino comercial do Comendador Martinelli se revelava até nas empenas cegas do prédio, que serviam de outdoor gigante para uma série de produtos, entre eles a “pasta dental Elba”, o “café Bhering” e a aguardente Fernet Branca – importada pelo próprio Martinelli.


(A arquitetura maravilhosa do edificio martinelli me lembra o prédio de eric draven do filme o corvo)

Mesmo antes de sua conclusão o prédio já havia se tornado um símbolo e ícone de São Paulo – em 1931 o inventor do rádio, Guglielmo Marconi, visitou a cidade e foi levado até o topo do edifício. Quando o Zeppelin sobrevoou a cidade em 1933, deu uma volta em torno do Martinelli.

Contudo, para o Comendador a construção do prédio acarretou sérios problemas financeiros, e em 1934 foi forçado a vender o edifício para o governo da Itália. Em 1943, com a declaração de guerra do Brasil ao eixo, todos os bens italianos foram confiscados e o Martinelli passou a ser propriedade da União, tendo inclusive sido rebatizado com o nome de Edifício América.

Com o fim da II Guerra, a cidade entrou em uma fase de enorme progresso que se refletiu em um boom imobiliário. Em 1947 o Martinelli perdeu o título de prédio mais alto de São Paulo para o vizinho Edifício do Banco do Estado. Porém o prejuízo foi a construção da massa gigantesca do Banco do Brasil do outro lado da av. São João no início dos anos 50, fazendo sombra ao Martinelli – que se tornou assim vítima da própria verticalização da qual tinha sido pioneiro.

Nas décadas de 60 e início da de 70, o prédio entra em rápida decadência por uma série de fatores. O prédio se torna uma favela vertical, ocupado por famílias de baixa renda (o Martinelli era uma das poucas opções de moradia barata no centro) em péssimas condições de salubridade. O cenário é de um verdadeiro filme de terror. Nos corredores compridos e sombrios, onde crianças brincavam em meio à promiscuidade, espreitavam ladrões e prostitutas. Os elevadores pararam de funcionar; o lixo deixou de ser recolhido e passou a ser jogado nos poços de ventilação– as montanhas de lixo atingiam dezenas de metros de altura, e permeavam o prédio com um cheiro de morte.


(Vista do centro velho através dos pilares)

O Martinelli passou a cenário de vários crimes de grande repercussão nos anos 60, como o do menino Davilson, violentado, estrangulado e jogado no poço do elevador. O assassino nunca foi encontrado. Em meio à miséria e à degradação humana, uma igreja evangélica funcionava no 17º andar, atraindo os infelizes e desesperançados moradores do edifício.
Então, em 1975 o recém-empossado prefeito Olavo Setúbal decidiu salvar o edifício. Desapropriou o prédio – foi necessária a intervenção do exército para retirar os moradores mais renitentes – e deu início à restauração. O responsável pelas obras foi o Engenheiro Walter Merlo, chefiando 640 operários. Os sistemas hidráulico e elétrico foram totalmente substituídos, novos elevadores foram instalados, a fachada foi limpa com jateamento de areia. Um moderno sistema de prevenção a incêndios foi instalado, tornando o Martinelli um dos mais seguros da cidade. Em 1979 foi reinaugurado, sendo ocupado por diversas repartições municipais, como a Emurb e a Cohab.

fonte: http://prediomartinelli.com.br/historia.php


A praça do correio vista através do terraço

Pra quem gosta de altura sem dúvidas é um dos melhores mirantes do centro velho,  dei uma pesquisada antes de ir sobre horários e sobre como funcionava a visita ao edificio, infelizmente fiquei um pouco decepcionada com o tipo de visita, a visita "monitorada" dá acesso apenas ao terraço, e não ao prédio, para babar na arquitetura e nas janelas redondas no pique do filme o corvo, também a monitoração é inexistente, você fica solto e a vontade para ficar o tempo que quiser durante o horário permitido e tirar quantas fotos quiser, o que transforma o lugar num ponto para fotógrafos do instagram.


Horários Disponíveis para visitas:
Seg a sexta 9:30 as 11:30 e 14:00 as 16:00
Sabados e domingos - VISITAS SUSPENSAS

O Prédio Martinelli é tão grandioso que possui três entradas:
- R. São Bento, 397 a 413
- Av. São João, 11 a 65 (é por esta que tem acesso as visitas)
- R. Libero Badaró, 504 a 518




Por hoje é só pessoal, se quiserem me indicar algum lugar para vistar aqui em sp, é bem vindo ^^



Image and video hosting by TinyPic

You Might Also Like

1 comentários

Em buscas de respostas? Eu também. Mas para que possamos descobrir elas juntos deixe seu comentario e até mesmo a sugestão de um tema a ser discutido aqui em nosso blog.